Operação de Voo


VA's - Empresas Aéreas Virtuais

O QUE SÃO EMPRESAS VIRTUAIS - VA’S?

São empresas virtuais sem fins lucrativos que simulam as operações de empresas aéreas reais, à titulo de hobbye. Podem simular o transporte aéreo regular ou não-regular de passageiros, cargas e mala postal, assim como ser especializada em algum serviço, como aeroprospecção, fotografia, pulverização agrícola, entre outros. Possuem caráter privado, com administração própria, que são responsáveis pela manutenção de sua frota, recursos humanos e sistemas.

Cobrem países e até continentes, enquanto outras operam regionalmente. A IVAO mantem uma extensa lista de companhias aéreas virtuais, tornando-as oficiais na rede. Cada VA homologada recebe um selo de homologação, assim como cadastro em nosso database, uma página de PIREP’s (para auxiliar na contagem de horas de cada piloto voando pela empresa) e auditoria feita pelo staff da Coordenadoria de Operações de Voo da divisão a qual a empresa está cadastrada.
O voo de VA’s não-cadastradas é livre, mas a homologação garante que a empresa passou por uma análise de cumprimento de todos os requisitos de operação na rede.

Para cadastrar sua VA, verifique todos os requisitos com o máximo de atenção, de modo a agilizar o processo e assim conseguir o título de homologada. O CEO ou Responsável deve atender as seguintes diretrizes iniciais antes da homologação:

 Ser maior de 18 anos de idade;
 Rating mínimo de PP ou ADC;
 Registro na ivao a no mínimo 6 meses, sem suspenções em seu histórico nos últimos 3 meses;
 Não ser CEO/owner em outra VA (o membro é proibido de assumir o cargo de responsável em mais de 1 VA);
 Estar com conta ativa na rede permanentemente. Todo e qualquer membro que esteja em status INATIVO, perderá automaticamente o título de responsável pela VA e, caso não indique novo responsável no período de 15 dias corridos desde o envio do comunicado por parte do Departamento de Operações de Voo da divisão, perderá o título de VA homologada e será removida do database da rede.