ATC

Operação ATC


Introdução

Nosso objetivo é garantir o alto nível e padrão de controle em todo o espaço aéreo brasileiro virtual. É obrigatória a execução destas recomendações. Usuários que não se adequarem ou não seguirem as mesmas, serão convidados a se desligar de sua posição. Veja a seguir:

1 - Os controladores deverão sempre estar aptos a utilizar todas as ferramentas e funções do IVAC, bem como estar cientes das informações contidas no manual deste software.
2 - Todos os controladores devem preencher seu ATIS corretamente. Instruções para o correto preenchimento podem ser encontradas aqui
3 - O Inglês é o idioma padrão ICAO e também o idioma oficial da IVAO. Entretanto, no espaço aéreo brasileiro, o uso do Português é autorizado. Naturalmente, é encorajado a todos os controladores que desejarem ocupar posições de controle, especialmente em aeródromos internacionais, TMAs e Centros, que capacitem-se na comunicação aeronáutica padrão em Inglês.
4 - Todos os controladores devem utilizar fraseologia padrão durante todo o tempo em que estiverem online.
5 - Controladores iniciantes devem ler e solicitar treinamentos visando entender todos os procedimentos respectivos ao local em que deseja controlar antes de se conectar. Em caso de dúvidas, sinta-se livre para entrar em contato com os Chefes das FIR’s, bem como Coordenadores dos departamentos de ATC e Treinamento.
6 - A utilização de cartas aeronáuticas oficiais atualizadas é obrigatória por parte dos controladores durante todo o tempo em que estiverem conectados.
7 - Todas as posições de controle possuem o FRA (Facility Rating Assignments) habilitado. A lista do FRA está disponível aqui e a lista dos ratings aqui.

- Para maior eficiência e coordenação entre as posições adjacentes, é obrigatório que o controlador seja capaz de preencher corretamente as Flight Strips de forma a facilitar e agilizar os processos de controle.

*Atenção: Além dos tópicos citados acima, é mandatório que o controlador siga os Procedimentos de Operação de cada posição para atender os requisitos das mesmas. Um bom material para entender tais requisitos, são os briefings de exames disponíveis em nosso site.


GCA - Guest Controller Approval

A IVAO Brasil faz parte do programa de Guest Controller Approval (GCA) de acordo com a regra 5.1.7 da IVAO. Qualquer membro da IVAO que não seja integrante da Divisão Brasil e que deseje controlar nas posições brasileiras deverá possuir o rating mínimo de ADC e será submetido a uma avaliação teórica-prático de acordo com o rating atual.

Durante a avaliação será verificado:

- Capacidade de comunicação em português e inglês;
- Conhecimento da fraseologia padrão local com base na MCA 100-16;
- Conhecimento do regulamento local com base na ICA 100-37 e ICA 100-12;
- Conhecimento dos procedimentos adotados pela Divisão Brasileira.

Para manter o GCA o membro deverá:

- Manter o status ativo;
- Manter uma conduta exemplar;
- Controlar pelo menos 4 horas por mês.

A Divisão Brasileira se restringe o direito de retirar o GCA a qualquer momento caso o membro não respeite as restrições impostas ou apresente comportamento fora do espírito da divisão. Qualquer membro que for observado controlando na Divisão Brasil e não possuir GCA será desconectado imediatamente.

Para solicitar o GCA da IVAO Brasil, envie um e-mail para br-hq@ivao.aero.

Bom Controle!